data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)
A tarde desta quarta-feira foi de aprendizado, cultura e integração para cerca de 160 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Fontoura Ilha. A 2ª Semana Literária terminou ontem, com leituras, declamações, apresentações de trabalhos e dramatizações de obras de escritores santa-marienses.
UFSM divulga nota sobre novos cortes de bolsas
A iniciativa foi prestigiada pelos 12 escritores convidados: Athos Miralha, José Alves Camargo, Mara Pittaluga, Maria Margareth Schirmer, Auri Sudatti, Selma Feltrin, Haidée Hostin, Antônio Cândido Ribeiro, Orlando Fonseca, José Vanderlei Oliveira, Máximo Trevisan e Lourdes Morales Dallacosta. As obras desses autores foram trabalhadas em sala de aula desde o início do ano letivo, envolvendo alunos dos anos finais - do 6º ao 9º.
Segundo a coordenadora pedagógica da escola, Michele Martellet, a iniciativa tem por objetivo aproximar os estudantes do meio literário, estimulando o hábito da leitura e proporcionando novas descobertas.
Processo seletivo para vagas remanescentes do Fies começa hoje
Para o escritor Orlando Fonseca, a iniciativa da escola deve ser reconhecida.
- A literatura só existe se houver leitores. E Santa Maria tem muitos escritores. O trabalho que é feito nas salas, relacionando autores, lendo seus textos e trazendo os escritores para a escola para que o aluno tenha esse contato, tem um significado muito importante. Somos carentes de leitura e, cada vez mais, o número de leitores diminui por conta das tecnologias - destaca.
Após sete anos, escola na Cipriano Rocha será inaugurada
Para as professoras Edinara Leão e Ana Júlia Bloedauw, que desenvolveram os trabalhos desde o início do ano junto aos alunos, os resultados são percebidos no dia a dia. A iniciativa envolveu as disciplinas de língua portuguesa e artes.